Meditações

Conduzimos práticas meditativas diversificadas e abertas para leigos, voltadas para o  reconhecimento da natureza da mentecoração. Orientado por lamas do Chagdud Gonpa, o atual conjunto de práticas é composto por:

Segundas, 19h30 às 20h30 | Shamata e Tonglen | Shamata é a meditação do desenvolvimento da atenção desimpedida e penetrante. Base excelente para as demais práticas meditativas.Tonglen, que em tibetano quer dizer “dando e recebendo”, abre o ser para a verdade do sofrimento dos outros, desbloqueando o coração e alimentando a compaixão.

Sábados, 16h00 às 17h00 | Grupo de Estudo | O foco atual é a prática de shamata. Enquanto nas segundas a prática é  dedicada a iniciantes, aos sábados é oferecida a quem já pratica. São shamatas com e sem atributos, de acordo com as práticas principais de cada participante.

Sábados, 17h00 às 18h00 | Tara Vermelha | Versão concisa da Prática de Tara Vermelha, voltada para o reconhecimento da inseparabilidade de vacuidade, estado desperto e compaixão.

Ngondro

Os praticantes do Ngondro – as práticas preliminares do Vajrayana – contam com o espaço do Ieshe Tso. As pessoas interessadas devem reservar através do telefone (84) 99806 8806 (Breno). Os praticantes são responsáveis pela estruturação de suas sessões de prática.

Shamateadas

Encontros mensais dedicados à prática de Shamata, conforme orientada pelo eminente Phakchok Rinpoche. Shamata é a meditação do desenvolvimento da atenção desimpedida e penetrante. Base excelente para as demais práticas meditativas. As shamateadas ocorrem aos domingos, em clima de retiro, das 9h30 às 12h e das 14h00 às 17h00, no Ieshe Tso. Vagas limitadas.

Riwo Sangchod

A prática do Riwo Sangchod segue o texto escrito pelo notável Lhatsüm Namkha Jikme, e serve como um poderoso meio hábil para a geração de mérito e dissolução de débitos cármicos. Durante a prática, tudo o que nós, seres humanos, consideramos precioso, útil, e também tudo aquilo que possa ser benéfico, precioso e necessário por outros seres é oferecido sem dualidade.

No Ieshe Tso, o Riwo Sangchod é realizado semanalmente,  nas quartas às 06h da manhã.

Se você nunca meditou antes

Rogamos às pessoas sem intimidade com as práticas meditativas para chegar com antecedência de 10 minutos.

Outras informações

O Chagdud Gonpa Ieshe Tso não possui um lama residente, e seus condutores de práticas não dão ensinamentos, além dos básicos necessários à condução das práticas.

Duas vezes por ano, o centro convida lamas do Chagdud Gonpa para vir a Natal, quando então ensinamentos são compartilhados em eventos específicos, divulgados e abertos à comunidade como um todo.

Custos

Todas as práticas são abertas e livres de cobrança de taxas ou mensalidades. Todavia, o centro tem sim custos de manutenção, que são generosamente cobertos por doadores e patrocinadores.

Nossa sala

Anúncios

29 pensamentos sobre “Meditações

    • Juliana, não há fórmula. Qualquer uma poderia ser. Que tal começar pelo cultivo de uma mente atenta? Shamata, nas segundas. Quer experimentar uma meditação vajraiana? Tara Vermelha, nas quintas e sábados. Quer participar de uma trocação de ideias sobre o dharma? Pode ser na Leitura Dirigida, nos sábados. Como está sua agenda?

  1. Já fiz YOGA na UFRN, mas, nunca participei das aulas de meditação. Acho muito válito para alcançar um certo equilibrio emocional. essa afirmação que faço tem fundamento?
    abraços cordiais.

  2. Olá.Tenho 16 anos e me interesso pela filosofia budista. Queria saber se menores de idade podem participar das sessões. Abraços.

  3. Pingback: Lua de Sagadawa « Chagdud Gonpa Ieshe Tso

  4. Olá, haveria algum impedimento para praticar a meditação Shamata se a pessoa não falar português? somente inglês?
    Obrigada.

  5. Olá. Para os que nunca meditaram antes qual seria o culto recomendado ao longo da semana? Chegar
    com antecedência é valido para todos?
    Obrigado pela atenção.

    • Gaston, uma resposta parece depender de algumas condições variáveis, como sua conexão com uma determinada prática, visão filosófica, tempo disponível, etc. Chegar com antecedência é válido para as pessoas que nunca meditaram, já que normalmente recorrem a algumas informações prévias. Um abraço.

  6. Olá, moro em Itatiba-SP e gostaria de saber até quando vcs funcionarão este ano, pois vou dia 18 para Natal e se tiver alguma atividade em seu centro, gostaria de participar.
    grata , com metta
    Cléo

    • Nossas práticas deverão ser interrompidas entre a terceira semana de dezembro e todo o mês de janeiro de 2011. Que isso não lhe impeça de praticar onde quer que esteja. Um abraço.

  7. Vi que em uma das respostas fala sobre que as prtaicas serao interrompidas de dez a janeiro. A retomada das atividades acontece em 01 de fev.?

    Vi na programaçao que no dia 16 de janeiro tem Shamata – Respiração Vajra. Está, ok?

    Ainda não conheço e gostaria de participar.
    Tenho o endereço, mas gostaria de um ponto de referência.

    obg.

    • Roberta, boas vindas,

      As atividades do centro estão interrompidas até fevereiro, ainda sem uma data exata para o retorno de nossas atividades. A shamateada de 16 de janeiro está suspensa. Até o dia 25 de janeiro, atualizaremos o blog com as informações sobre a retomada de nossas atividades. Para conferir um ponto de referência e facilitar sua chegada ao centro, por favor acesse a aba localização, no alto do blog, e busque o mapa. O link irá levar você para uma imagem do Google Maps. No mais, a altura da Av. Jaguarari onde estamos localizados é aquela no bairro de Candelária.

  8. Prezados, gostaria de informações atualizadas sobre os cursos, li os comentários mas percebi q todos tratam-se de assuntos em 2010, pergunto se a programação continua válida ? Agradeço!

    • Daniele, boas vindas. Neste sábado 25 há o grupo de estudo, das 16h às 17h; e a prática concisa de Tara Vermelha, das 17h05 às 18h. Ambas abertas. Um abraço.

  9. Boa tarde!
    Fui uma vez na segunda a noite ao centro, mas por conta da faculdade só posso ir aos fins de semana.
    Para iniciantes como eu, é recomendado os estudos aos sábados? Se sim, qual?
    Grata!

    • Juliana, olá. É possível sim a iniciantes frequentar o estudo e meditação aos sábados. Pegará o estudo já em andamento, mas recomendo que experimente visto que o método é contemplativo, isto é, com momentos para você refletir a partir de sua própria experiência. O grupo de estudo reúne-se das 16h às 16h55. Em seguida (das 17h às 18h) vem a prática de Tara Vermelha, uma meditação bastante hábil do budismo tibetano. Iniciantes podem participar de ambas. Ao dispor, Breno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s