Cine Dharma: A Partida

O filme “A Partida” será apresentado na próxima edição do Cine Dharma, nesta sexta-feira, 30/07, às 19h, no Ieshe Tso. Convidamos você a participar conosco desta sessão.

Baseado no livro “Coffinman: o diário de um budista”, de Aoki Shinmon, o filme ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano.

Sinopse:

Daigo Kobayashi toca violoncelo em uma orquestra que acabou de fechar e fica desempregado. Ele resolve voltar para sua cidade natal com sua mulher e recomeçar a vida em um novo emprego. Ao procurar trabalho nos classificados do jornal, consegue vaga arrumando defuntos que serão cremados. Daigo se torna orgulhoso e perfeccionista em sua nova tarefa de ser o porteiro entre a vida e a morte.

Mais sobre o livro

Shinmon Aoki é forçado por circunstâncias financeiras extremas a um trabalho em uma das profissões mais desprezadas na sociedade japonesa, a de nokanfu, quem lava e prepara corpos para a cremação. Olhado com vergonha pela família e pelos amigos e tomado por sua própria repulsa inicial ao trabalho, Aoki joga-se a sua tarefa com um fervor que atrai a atenção do povo da cidade, que lhe dá o título de Coffinman (O Homem dos caixões).

Nesta autobiografia espiritual budista, Aoki faz a crônica de sua progressão da repulsão a uma compreensão gradual da tranquilidade que acompanha a morte. Ajuda o não iniciado a ganhar uma visão dos princípios básicos do budismo e de seus conceitos da morte e do morrer.

O livro originou o filme A Partida, que ganhou o Oscar de Melhor filme estrangeiro este ano. Tanto a história inusitada, a atuação primorosa dos atores, a fotografia, e a emoção digna mas intensa, são características que fazem do filme uma recomendação para todos.

2 pensamentos sobre “Cine Dharma: A Partida

  1. Depois de quase um mes fora, estou de volta mas infelizmente não vou poder ir na sexta. Gostei da sinopse do filme e vou procurar alugar para assistir.É fácil encontrar em locadora?. Na proxima semana não faltarei.

  2. Olá moro em Cruz das Almas BA vou procurar assitir este filme, agora sugiro um que assisti de profunda contemplação o titulo é: “Primavera, Verão Outono, Inverno…e Primavera” um filme de KIM-KI-DUK excelente fotografia e tema budista. Ate sempre no Darma
    caruso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s